Notícias

Palestra sobre literatura infantil convoca adultos a entenderem universo das crianças

20/09/2015 - Philipe Bastos / Governo do Tocantins

Principal objetivo do Salão do Livro, o incentivo à leitura entre crianças foi debatido durante a palestra Literatura Infantil – Respeitando o universo das crianças brasileiras, ministrada pela escritora Gisele Gama Andrade. Autora de 17 livros publicados, Gisele ainda é pós-doutora em Educação e doutora em Língua Portuguesa e se inspira em seus três filhos para compor as obras que já foram publicadas e que vão virar desenho animado em um canal pago de TV.

Durante a palestra, Gisele comentou sobre a importância de se conhecer de maneira aprofundada o mundo e o pensamento das crianças. De acordo com a escritora, o segredo é não subestimar o intelecto infantil, mesmo que seja necessária uma maneira especial de se comunicar com este público. “As crianças são pessoas muito interessantes. É preciso ver as crianças como seres do mundo”, pontuou.

Segundo Gisele, aos professores e escritores infantis, cabe a árdua tarefa de entender o universo infantil e retratá-lo dentro do contexto vivenciado pelas crianças em seu mundo. “Se uma criança ganha um irmãozinho, ela sente. Se os pais se separam, ela sente. Se brigam com um coleguinha, elas têm sentimento sobre isso. É necessário conversar com as crianças sobre as coisas das crianças de forma lúdica”, destacou.

Da plateia, Evilaine Leão Cordeiro, professora de Matemática, assistia atentamente à palestra da escritora ao lado do filho, Gustavo. Para ela, saber entender o mundo e a linguagem das crianças é fundamental para todas as áreas. “O incentivo à leitura é um dos pontos que melhoram até mesmo a Matemática, pois pode-se trabalhar a compreensão textual”, disse.

Depois de ganhar um exemplar da Turma da Sara, série de livros editados por Gisele, Gustavo destacou que pretende dividir o tempo entre a nova aquisição e O Diário de um Banana, série de livros que atualmente acompanha. “Minha mãe que me incentiva a ler. Agora vou ler também meu livro novo”, completou.

 

Compartilhe esta notícia